Ictio, O Vilão!

IMG_0114Um mês atrás, percebi que meus dois Oscars (Apaiari) estavam apáticos e meio jogados de canto, coisa muito atípica para essa espécie. O problema? Superlotação e Ictio!

O Ictio pode surgir no aquário por vários motivos, dois deles pode ser a temperatura da água muita baixa e a qualidade da água, que consequentemente prejudica a imunidade do peixe. O Ictio é um fungo facilmente identificado, parece bolinhas de algodão e ficam expostos externamente no corpo do animal.

A temperatura do meu aquário sempre foi estável, devido ao termostato e o sistema de monitoramento que estou desenvolvendo, este por sua vez monitora a temperatura e mais alguns itens (bombas, Filtros, Luminárias etc), que pode ser visualizado pelo site ou pelos tweets que ele faz de hora em hora. Caso ocorra alguma anormalidade, o sistema entra em ação ou eu faço algum procedimento remotamente. Resta então a qualidade da água, que por sua vez não estava lá aquelas coisas, junto com os dois Oscars, haviam três Tilapias de pequeno porte, que acabaram crescendo, assim como os dois oscars também. Consequência: A qualidade da água foi piorando, o PH foi ficando mais ácido, os níveis de Amônia e Nitrato foram subindo. Como meu sistema ainda não mede o PH, este fiz manualmente, mas, foram duas semanas para conseguir estabilizá-lo.

Tratamento:

O tratamento de ictio é bem tranquilo, mais ainda no caso do Oscar, por ser bem resistente.

  1. Caso seja temperatura baixa (no caso do Oscar, a temperatura ideal é entre 23ºC ~ 26ºC), tente estabilizá-la. E se os habitantes já estiverem com Ictio, deixe 2ºC acima;
  2. Troca parcial de água (TPA) de dois em dois dias, em média 20% do volume do aquário;
  3. Entre uma TPA e outra, adicionar Labcon Aqualife ou qualquer fungicida equivalente – 1 gota para cada 2 litros;
  4. Meça, se possível, duas vezes por dia o PH do aquário e tente manter o PH equivalente ao habitante (Interessante ter em mãos tamponadores ácido e alcalino);
  5. Em aquários plantados, é interessante separar os habitantes com ictio em aquários hospitais;
  6. Na primeira semana de tratamento você vai perceber avanços, principalmente na coloração e alimentação;
  7. Com o sumiço do ictio, pare de tratar com aqualife, aumente o tempo de TPA, sempre acompanhado com Aquasafe

Este passo à passo, ajudará no tratamento. Vale lembrar que dependendo dos habitantes, por exemplo: Acará Discos, Neon Cardinal, Borboletas, o tratamento deve ter muito mais cautela, por serem peixes extremamente sensíveis.

Hoje, as Tilapias foram para um lago. Meus dois Oscars continuam no aquário de 250L (sim, pequeno!), mas, já estou planejando uma casa maior.

Espero ter ajudado de alguma forma com essa dica de hoje.

Forte abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *