[Aquário] A temperatura ideal….

term

Quanto tempo, não ?!
Realmente, a correria está demais ! Mas vou tentar me dedicar mais nos textos.

Meses atrás, conversando com alguns amigos aquariofilistas, entramos num tópico muito interessante, a temperatura ideal do aquário.
Você já parou pra pensar se a temperatura do seu “aqua” está de acordo com os habitantes do mesmo ? Não !! Você tem um problema, amigão !

Quando estamos montando ou já com o aquário pós ciclagem, populado com os habitantes que queremos, acabamos relaxando em alguns aspectos, muitas vezes deixamos a responsabilidade inteira no termostato ou, deixamos o aquário numa temperatura incompatível.

No meu caso, aquariofilista de água doce, procuro manter a temperatura entre 24°C e 28°C , no caso de aquários marinhos, a média é entre 24°C e 26°. Já tive espécies como Acará Disco, Acará Bandeira, Ramirezi, Rasbora, Borboletas, Coridoras, Paulistinhas, Neon Cardinal e Negro etc. Todos criados perfeitamente neste ambiente.

Se deixamos um aquário com espécies citadas acima em uma temperatura inferior à 23°C como exemplo, teremos problemas com ictios e bactérias que se desenvolvem em águas mais frias, se deixamos a temperatura acima dos 28°C, teremos um ambiente propicio à queima rápida de oxigênio e amônia mais abundante, explico:

Quando temos uma situação, de por exemplo 30°C ~32°C, o oxigênio da água tem mais dificuldade de ser dissolvido, causando um efeito sanfona no aquário, com isso, os animais fazem mais esforço para adquirir oxigênio, o metabolismo começa a ficar acelerado, o animal sente mais fome, haverá mais queima de oxigênio e mais gás carbônico disponível, o animal por comer mais, soltará mais dejetos na água, aumentando assim o índice de amônia.
Quando na verdade você acha que os habitantes estão se alimentando bem, eles estão comendo mais, pois estão fazendo mais esforço !!

Lógico que se você tem um sistema de oxigenação melhor do que o ideal, isso dificilmente poderá acontecer, mas, já imaginou se ocorre aquela queda de energia (Bem normal no Brasil) de 4 ou 5 horas ? Com certeza você vai sentir na pele essa teoria.

Por isso, sempre comento este “range” de temperatura, por ser segura para a maioria das espécies vendidas por ai.
Mesmo em tanques e aquários que não possuem sistemas para manter a temperatura, por serem enormes, o próprio ambiente colabora para isso, ou seja, a volumetria de água fica estável por si só.

E para finalizar, no mês de Maio/2015, completo 20 anos criando peixes de água doce e aprendendo sobre eles até hoje. Portanto, pretendo montar um top 10 ou 20 com as espécies que criei neste período, com posts no Instagram, com um link aqui para o site. Fiquem de olho !!

[  ]’s

Carlos Roberto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *