[Aquário] Itens hilários dos Anos 90

Nesses meus 20 anos como aquarista (vale lembrar que fiquei 5 anos sem aquários, mas, participando assiduamente dos fóruns) me despertou uma vontade de colocar alguns itens que vivência em tal hobby, desde filtros até termostato com aquecedor e, sim, todos vendidos como produto de grandes marcas.

1. Termostato com Aquecedor Externo

termostado
Acredita que existia (ou ainda existe??) um termostato com uma saída que era ligada num aquecedor areia ? Sim ! Basicamente, era um termômetro que, quando em uma temperatura ajustada (igual o termostato) ligava um aquecedor. A vantagem é que você podia trocar o aquecedor caso trocasse de aquário, mas, hoje vejo isso de forma engraçada. A foto mostra uma termostato, não achei um igual, mas, considere este sem a resistência de aquecimento e com uma extensão com fio para tomadas 110/220V;

 

2. Filtro Hang On a base de compressor de ar e pedra porosa
hangON
Calma ! É isso mesmo ! Você chega na loja e, ao invés de comprar um hang on com uma moto bomba, você comprava apenas a estrutura de acrílico no mesmo formato e poderia usar seu compressor e pedra porosa para tal, a pedra porosa ficava dentro do captador de água (ponta dentro do aquário). Assim a água subia até a queda para o Hang On. Lógico, não filtrava nem 1/3 igual os caríssimos filtros do meio dos anos 90 (Um Emperor 400 por exemplo custava mais R$ 400,00 em 1996 !!), mas, era uma alternativa mais acessível para os iniciantes. Eu mesmo tive um;

3. XAXIM para acidificar a água

Acidificante ? Troncos de aroeira ? BUFFER ? Olha, BUFFER nem pensar ! Praticamente não existia aqui no Brasil (No mundo ??) até o final dos anos 90 (ou pelo menos eu praticamente não conhecia). Troncos eram complicados, pois haviam vários tabus (sujar, fungos, tronco tratado ou não, caro, tamanho ocupava muito a litragem etc). O acidificante é um tamponador, e é impossível manter um ou mais de um aquário com um tamponador ácido ou alcalino. Lembro de medir e até ver meu primo medindo PH, e caso estivesse 6.9 ao invés de 6.8, rolava aquele esguichada (Gosh !). Eis, que não sei de onde, recebi a informação de inserir XAXIM no aquário, pois, como eles tem a mesma procedência de troncos e pouca informação da minha parte, deixaria a água ácida. De fato não lembro se dava certo. Hoje, até onde sei, a venda de XAXIM é proibida.

4. Filtro Biológico de Fundo (FBF)

De cada 10 aquários, uns 8 tinham essa placa que as lojas cismavam em empurrar para nós. Hoje, se pensar, lá no fundo do seu consciente em montar um filtro assim, é vergonha alheia na lata !! Mas, eu já usei bem la no começo e, quando comecei a estudar mais à respeito parei na hora !

Vou tentar lembrar de mais alguns e vou postando. Se você souber de algum caso horrendo, deixe nos comentários, que eu agrego a lista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *